No dia 16 de julho, a Pacová – Articulação de Cooperação do Campo à Cidade participou de um importante debate promovido pelo Ministério Público e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O encontro contou com a presença de Instituições Públicas e da Sociedade Civil Organizada e teve como foco a criação do ODS 18, que versa sobre Igualdade Étnico-Racial.
A inclusão do ODS 18 é uma reivindicação urgente e necessária para garantir uma sociedade verdadeiramente justa e igualitária. Este objetivo busca promover a justiça socioambiental e avançar na construção de uma equidade duradoura, alinhada aos princípios e metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Pacová acredita que a implementação deste novo objetivo de forma transversal aos demais ODS é essencial para alcançar um impacto significativo e sustentável.
Lavínia Pinheiro, Coordenadora Assistente de Projetos e Programas da Pacová, representou a organização no debate. Contribuindo para a discussão sobre como a igualdade étnico-racial pode ser integrada de maneira eficaz nas políticas e práticas globais. A expectativa é que essa discussão leve a avanços concretos na promoção da igualdade e justiça em todas as esferas da sociedade.