Fortalecendo a educação popular no Centro de Salvador: apoio da Pacová viabiliza formação de educadoras e educadores do Cursinho Popular Milton Santos

No último dia 19 de julho, o Cursinho Popular Milton Santos realizou sua II Formação de Educadoras e Educadores Populares, reunindo cerca de 30 pessoas na histórica Ladeira da Preguiça, em Salvador (BA). A atividade contou com o apoio do Fundo de Apoio a Organizações Populares da Pacová para garantir a estrutura básica do encontro.

O seminário é uma etapa fundamental no processo de formação política e pedagógica dos educadores e educadoras que constroem, de forma coletiva, o cursinho pré-vestibular e outras ações de base. Durante a manhã de atividades, foram debatidas as metodologias libertadoras, os princípios da educação popular e o funcionamento do cursinho, culminando na construção coletiva de uma carta política com 10 pontos orientadores da atuação do grupo.

“A formação de educadores populares é uma semente da transformação social. Sem espaços como esse, não há como sustentar um projeto de educação libertadora enraizado nos territórios. O apoio da Pacová foi fundamental para garantir que esse momento acontecesse com dignidade e afeto”, destaca Amanda Dantas, coordenadora do cursinho.

O Cursinho Popular Milton Santos é uma das experiências comunitárias acompanhadas pelo Programa de Apoio a Organizações Populares (PAOP) da Pacová, que busca fortalecer iniciativas comprometidas com a justiça social e climática.